terça-feira, 15 de maio de 2012

Teoria dos dois mundos” defendida por Platão?



Segundo ele é no mundo das ideias é que moram os seres totais e perfeitos: a justiça, a bondade, a coragem, a sabedoria, etc. Fora do mundo das ideias, tudo o que captamos através dos nossos sentidos possui apenas uma parte do ser ideal. O mundo sensível, portanto, é um mundo de seres incompletos e imperfeitos.
Portanto para Platão, o ser eterno e universal habita o mundo da luz racional, da essência e da realidade pura. E os seres individuais e mutáveis moram no mundo das sombras e sensações, das aparências e ilusões.
Com base nas ideias de Sócrates, de quem Platão aproveita a noção de logos, ele cria a teoria platônica e a distinção dos mundos sensíveis e inteligíveis.
Platão afirma haver dois mundos diferentes e separados: o mundo sensível, dos fenômenos e acessível aos sentidos; e o mundo das ideias gerais (inteligível), "das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos".
Para Platão existe dois tipos de conhecimento:
O mundo das idéias, que é o mais verdadeiro porque se mantém igual. O mundo real, que se altera-se, se transforma, não se mantém igual. No mundo real = Quando vemos uma árvore, ela pode ser queimada ou arrancada, ou seja, o que vimos desaparece. = Na realidade tudo muda, pode deixar de existir, pode não ser mais.

2 comentários:

  1. Mundo real ou sensível: é aquele mundo em que vivemos nossas experiências cotidianas em que tudo se integra ao ato de aprender pelos nossos sentidos ou órgãos sensoriais, é aquele em que mantemos a incerteza, a dúvida, os questionamentos e as contingências em que os fatos de nossas atividades humanas podem ocorrer ou não.
    Mundo das ideias ou Inteligível: é aquele mundo no uso da inteligência ou uso da razão em que diferencia o mundo sensível, aquele que contem o conceito, a ideia ou da forma perfeita das coisas.

    ResponderExcluir
  2. Para Platão, aluno de Sócrates, quem o inspirou na apreciação do Bem, levando em consideração as ideias de Sócrates, de Parmênides e de Pitágoras. Para ele o conhecimento como relação com o código indica a submissão do indivíduo à tirania, monarquia, mitologia, oligarquia e outras formas que consideravam o conhecimento como determinação do status quo. Ou seja, os papéis sociais e religiosos estavam definidos, conhecer significava submeter-se a isso. No caso de Platão, um legado do mundo das ideais; no caso dos pensadores medievais, é uma iluminação direta de Deus que dá a garantia de que estamos intuindo a verdade, ou mesmo dizendo-a.

    ResponderExcluir