terça-feira, 15 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?


A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
A filosofia educacional de Platão foi baseada em sua visão da República ideal, onde o indivíduo era melhor servido ao ser subordinado a uma sociedade justa. Ele defende remover as crianças dos cuidados de suas mães e cuidar delas através do Estado, com grande cuidado para diferenciar as crianças adequadas para as várias castas, a maior delas recebendo a melhor educação, para que elas possam agir como guardiões da cidade e cuidar dos menos aptos. A educação seria holística  incluindo fatos, habilidades, disciplinas físicas, e música e arte, que ele considerava a maior forma de esforço.
Platão acreditava que o talento não era distribuído geneticamente e portanto deveria ser encontrado em crianças de qualquer classe social. Ele desenvolveu isso ao insistir que aqueles considerados aptos deveriam ser treinados pelo Estado para que fossem qualificados para assumir o papel de uma classe dominante  Isso estabelece, essencialmente, um sistema de educação publica seletiva baseada na premissa que uma minoria educada da população é, por virtude da sua educação, suficiente para uma governança sadia.
http://pt.wikipedia.org

3 comentários:

  1. É uma convicção que a verdadeira filosofia é a alma de toda sã formação. Como alicerce deste processo chamado vida, a verdade se pondera como o fator capital da educação. Uma má concepção da vida pode desencadear uma má formação, uma equivocada instrução e com resultados de consequências históricas e sociais para a humanidade.
    As práticas e as experiências educativas em nossos tempos levaram-nos a enriquecer o conceito filosófico da educação. A reflexão, a busca e a sensibilidade invadiram o novo discurso educativo. As interrogantes da época talvez sigam sendo similares às de antes, mas os enfoques de resposta nos propõem novas possibilidade de ação pedagógica e nos motiva a que percorremos o caminho da busca do conhecimento, do intercâmbio de informação e do desenvolvimento das habilidades humanas.

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  2. A Filosofia da Educação cumpre um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processo educativo. A filosofia da educação propõe um movimento de auto-reflexão. Em termos educacionais, a filosofia tem uma urgente e grandiosa missão a desempenhar em nossas escolas, a tarefa de desenvolver o senso crítico nos que lidam com a educação, que implica a superação das concepções ingênuas e superficiais da realidade que os cercam

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